Semestre atraiu 100 milhões de espectadores
Junho terminou no azul, com leves altas de público (1,9%) e renda (1,7%) em relação ao mesmo mês em 2015. Graças a sucessão de resultados positivos, quebrada apenas em abril, o primeiro semestre de 2016 já passou dos 100 milhões de espectadores, marca alcançada um mês antes que no ano passado.
O mês acumulou 15 milhões de ingressos, que somaram R$ 205,6 milhões nas bilheterias. O êxito de deveu, principalmente, às boas carreiras de Invocação do mal 2 e Como eu era antes de você, ambos da Warner, além de: Truque de mestre: O segundo ato (Paris), Warcraft – O primeiro encontro de dois mundos (Universal) e X-Men – Apocalipse (Fox).
Em 2015, junho contou com o poderio de Jurassic World – O mundo dos dinossauros (Universal), quarto lugar do ano, e Minions (Universal), o terceiro, num conjunto mais forte do que o top 5 deste mês que se encerra. Isso só mostra que a alta recente foi provocada por um cenário menos concentrado nos maiores blockbusters
Em relação ao ano, a paisagem continua favorável, com um público 11,5% maior e uma renda 13,9% mais gorda. Foi um sucesso ajudado pelo crescimento das salas (de 3,9%), que já ultrapassam as 3 mil no país, pelos blockbusters estrangeiros e pelo desempenho dos títulos nacionais, bastante fora da curva.
O ano foi dominado, até agora, pelos super-heróis da Marvel e DC e pelo fenômeno religioso Os dez mandamentos (Downtown/Paris). Embora o top 10 de 2016 não conte com outros filmes brasileiros por enquanto, o sucesso do longa originário da novela da Record bastou para elevar em 129,6% o público dos nacionais neste semestre. Os dez mais também estão em alta, de 5,9% em renda.
Os estrangeiros, na parcial do ano, não tiveram alta expressiva. Foi um crescimento de 0,7% em público e 5,9% em arrecadação. É importante lembrar que a base de comparação é 2015, ano dos recordistas Os Vingadores – Era de Ultron (Disney) e Velozes e furiosos 7 (Universal), ambos do primeiro semestre.